quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Biscoitos / Bolachas

Olá,

Ontem andei à procura de uns snacks tipo biscoito / bolacha sem adição de açucar, a única coisa que encontrei foi umas Bolachas Integrais da "Vida Saudável" que tem cerca de 96 Kcal/bolacha, e cujos ingredientes são:
  • Flocos de Aveia
  • Farinha de trigo integral
  • óleo vegetal
  • melaço
  • sésamo
  • sal

Como não refere açucar comprei, mas ainda não satisfeita decidi pesquisar por receitas para fazer em casa, já que também tenho que gastar o Farelo de Trigo que comprei e não consigo comer nem com leite, nem com iogurte, nem com nada, ao menos usava nos biscoitos e vejam o que encontrei:

"IG índice glicêmico: o campeão das dietas

Pães, massas e cereais refinados pertencem à lista dos alimentos com IG alto porque são digeridos num piscar de olhos e aumentam rapidamente a concentração de glicose (açúcar) no sangue e a produção de insulina. E, em excesso, esse hormônio faz o corpo acumular mais gordura. Outro fator complicante é que os níveis de açúcar tendem a despencar na mesma velocidade que sobem. Conclusão: alimentos com IG alto fazem você voltar a sentir fome rapidinho e comer mais do que deve.

Com uma dieta à base de grãos, pães e massas integrais ou pouco refinados -- alimentos do time dos mocinhos, com baixo ou médio IG --, acontece o contrário. “Por causa das fibras que esses itens contêm, a digestão é mais lenta e a glicose é liberada aos poucos, deixando você com energia por mais tempo e sem fome”, explica a nutricionista Alessandra Rodrigues, da Clínica Dr. Filippo Pedrinola, em São Paulo. Mas, cuidado, em excesso, os carboidratos integrais têm carga glicêmica (CG) alta e, por isso, também podem engordar! Pois é, mais um índice para você conhecer e usar a seu favor. Criada mais recentemente, a CG representa a quantidade de carboidrato contida na comida. Traduzindo: um alimento com IG alto e CG baixa é digerido a jato, mas não tem um volume grande de carboidrato, o que significa que você pode colocá-lo no prato sem medo de engordar. Confuso? Siga esta regra: seja econômica na porção de massas e grãos (até os integrais) e escolha parcerias com o poder de reduzir o ritmo da digestão. Um bom e xemplo é combinar o macarrão com atum ou salmão ­ a proteína magra diminui a velocidade de digestão do carboidrato. Peça uma salada verde de entrada para baixar ainda mais o IG da refeição. Para emagrecer o cardápio e engordar só a sua satisfação à mesa, pode ir direto ao ponto e preparar as receitas sugeridas por Alessandra. Ela também dá dicas para baixar o IG dos seus pratos preferidos.

  • Para baixar o IG de qualquer receita de sopa Inclua legumes e porções generosas de verduras.
  • Massa Prepare-as al dente e misture verduras e legumes.
  • Risoto Troque o arroz branco por arroz basmati, arroz integral ou arroz selvagem.
  • Sanduíche Prepare-o com pão integral e acrescente folhas verdes no recheio.
  • Panqueca, muffin, pão de minuto e biscoitoSubstitua parte da farinha de trigo branca por farelo de aveia, semente de linhaça ou farelo de trigo.
  • Pão - Troque parte da farinha branca por farinha de trigo integral, farelo de aveia, semente de linhaça, gérmen de trigo, nozes e sementes.
  • Creme e pudim - Acrescente um pouco de canela em pó, noz-moscada, casca de laranja ou essência de baunilha para acentuar o sabor doce e reduzir a necessidade de açúcar.
  • Torta - Prepare o recheio com mais fruta e menos açúcar. Substitua parte da farinha de trigo branca da massa por aveia e farelo de aveia. "

Para além disto fui ver algumas receitas e aqui fica também:

"Biscoito crocante de amêndoa
Ingredientes: • 2 xíc. (chá) de amêndoa fatiada • 3/4 de xíc. (chá) de açúcar mascavo • 2 claras • 1 pitada de sal • 1 col. (chá) de essência de baunilha

Truque O açúcar mascavo é o ingrediente chave para deixar o IG baixo. As amêndoas, fonte de gordura boa, são protetoras do coração. "

In Revista "Boa Forma"

Fiquei sinceramente surpreendida com este Truque, alguém já experimentou açucar mascavado?

O meu objectivo era não colocar nenhum tipo de açucar, posso substituir pelo quê? (Também não queria adoçantes)

9 comentários:

Crazy Cat Lady disse...

as bolachas maria salutem são boas (sem açúcar) e levezinhas por bolacha. bj

Fay van Gelder disse...

O melaço e o açucar mascavado, são açucar.
O ideal é mesmo deixar de ingerir açucares processados ou não.
Eu uso muito adoçante natural Stévia, mas cá em Portugal é para esquecer não há mesmo.
Só mesmo nos sites on-line ou fora do pais é que encontras.

Mas já me habituei de tal forma a chá sem açucar ou adoçante que nem dou por isso.
Bolachas sinceramente não sou fã, substitui pelas amendoas, já há muito tempo.

Kiss

AM disse...

ola miga, o açucar mascavo é um açucar pouco refinado de cor acastanhada. Supostamente é mais saudavél que o refinado por possuir alguns dos nutrientes do produto de origem(uns são feitos a partir da cana de açucar outros da beterraba) . O indice glicemico não desce muito, por isso não adianta muito. O ideal é realmente habituar sem nada, acredita que é uma questão de tempo. A outra hipotese é a que miss Slim disse sobre Stevia. Outra coisa que li sobre açucar mascavado é que muitos produtores metem um corante no açucar normal branco, portanto mantendo as mesmas caracteristicas.

bjokas

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa disse...

eu gosto de usar açúcar mascavado, mas no início usava demasiado por parecer que não adoça tanto como o açúcar normal.. tenho-me vindo a desabituar de adicionar açúcar seja no café, no chá, às vezes até punha no leite quando o bebia quente! quanto a conselhos sobre substituir o açúcar em receitas que necessitem mesmo de ser doces ainda sucumbo ao açúcar branco normal mas talvez experimente com o mascavado, de resto não sei mesmo, gostava de poder ajudar mas só há pouco tempo comecei a ponderar sobre esse tipo de coisas. Antes punha açúcar branco ou adoçante sempre que achasse que era preciso!
beijinhos

Algodão Doce disse...

Olá!
EStou a ver que estás a levar tudo à risca...parabéns!

Beijocas e continuação de boa semana.
Algodão Doce

Anónimo disse...

Olá! =)
Eu nisso não posso ajudar, só sei que as bolachas ditas diet têm mais calorias das normais, mas o que interessa é serem mais saudáveis e saciam mais! Achei interessantes as dicas!!

bjs

кιкα disse...

Oi!

Obg pelo teu comentário!

Gostei mto de ler o teu post. Tb não tinha conhecimento desses truques... estamos sp a prender ;)

Beijo Light
CC

Vida de Gorda disse...

Olha quase 100 calorias por bolacha eu acho imenso! comes 4 bolachas é igual a comeres um big mac (400 calorias)?? Pronto segundo dizes são 96 mas pensa em quantas outras coisas não gastavas melhor essas 96 calorias por bolacha.

Abraço