quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Algumas Dicas

Olá,

Conforme prometido aqui ficam algumas dicas interessantes que encontrei no livro (Já vou na página 93).

"Quando se perde peso sem fazer exercício, perde-se músculo e gordura ao mesmo tempo. Mas quando se ganha peso sem se fazer exercício, ganha-se apenas gordura. É muito mais fácil ganhar gordura do que ganhar músculo, sendo esta uma das razões para as dietas ioiô falharem redondamente. Quando estamos constantemente a perder e a ganhar peso, acabamos por ganhar proporcionalmente ainda mais gordura, devido à perda de músculo que ocorre sempre que perdemos peso"

"Uma das razões por que a maioria das dietas falha assenta no problema psicológico e comportamental de quem faz dieta."

"Para uma saúde óptima, o tamanho ideal de cintura é de 82cm para as senhoras, se chegar aos 94cm, os riscos para a saúde aumentam. Para os homens o ideal é 89cm, e os riscos para a saúde aumentam se a cintura atingir os 101cm. "

"Eis a psicologia barata da gordura: os magros acham que os gordos estão a cometer algum erro que o faz ficar gordos. Os gordos acham que a culpa é do ambiente, da genética ou de outra coisa qualquer"

"Se precisar de perder dez, 15 ou mesmo 20 quilos, o seu problema não deverá ser genético. Só quando o peso a mais ultrapassa os 45 kilos é que muitos médicos consideram fazer análises a possíveis anomalias genéticas."

"Para perder peso, temos de impedir que o corpo entre em modo de fome. E a única forma de o fazer é comer muitas vezes, fazendo refeições e lanches frequentes e saudáveis."

"Comece o dia sabendo o que vai comer e a que horas. Assim conseguirá evitar a mudança de 180º entre passar fome e empanturrar-se, que é o que acontece quando se saltam refeições."

"Se comermos os alimentos certos (frutos secos, por exemplo), as hormonas asseguram-nos a sensação de satisfação. Mas se comermos os alimentos errados (como açucares simples), o corpo entra em curto circuito hormonal..."

"Não coma nenhum alimento que contenha qualquer um dos ingredientes que se seguem entre os cinco primeiros:
- Açucares simples
- Farinha enriquecida, branqueada ou refinada (significa que ficou sem nutrientes)
- Xarope de milho com alto teor de Frutose (HFCS)"

"Prefira as Insaturadas às Saturadas - ... é possível aumentar os níveis de saciedade e diminuir os da fome se evitarmos as gorduras saturadas que se encontram em alimentos como carnes gordas (salsichas, por exemplo), bolos e pastéis, e produto lácteos gordos."

"Não confunda sede com fome - Quando sentir fome, beba primeiro um copo de água ou dois, para verificar se é isso mesmo que o corpo quer."

"Atenção aos Hidratos - ...os hidratos de carbono devem constituir menos de 50% da n/ alimentação. E certifique-se de que come hidratos de carbono complexos, como é o caso dos alimentos integrais e dos vegetais."

"Gerir as alterações hormonais - ... faça uma lista de alimentos de emergência que lhe agradem especialmente, para quando for vencido por desejos - por exemplo, uma mão cheia de nozes, pedaços de fruta, vegetais às tiras..."

"Comer frutos secos não aumenta assim tanto a ingestão de calorias, já que entre 5 a 15% das calorias não são absorvidas pelo sistema intestinal. Isto porque a pele dos frutos secos e a qualidade da mastigação influenciam a digestão. Mais um bónus: a libertação lenta das calorias ao longo do sistema intestinal conduz a uma sensação prolongada de saciedade."

"Abrande o processo - Principalmente antes das refeições. Se ingerir uma pequena quantidade de Gordura recomendável antes das refeições, conseguirá enganar o sistema hormonal, ao enviar ao cérebro um sinal de que se sente cheio. Se ingerir uma pequena quantidade de gordura vinte minutos antes de uma refeição (cerca de 70 calorias, por exemplo, seis nozes, doze amêndoas ou 20 amendoins)...."

Aguardo os v/ comentários
Beijocas

7 comentários:

Fay van Gelder disse...

Já li o livro e tudo com conta peso e medida.
A parte dos frutos secos, para mim pessoalmente não dá.
Acho que tem muita "palha" também no entanto para informação é sempre Bom e Vale a Pena.

Bjo

Amendoinha disse...

Já conhecia essas dicas, não só de ter lido o livro, como de ter visto o Dr.Mehmet Oz em vários programas da Oprah, no entanto algumas estavam esquecidas.
É sempre bom relembrá-las.
Estou como a Miss Slim... a parte dos frutos secos para mim também não dá... não consigo controlar-me e comer só meia dúzia, é mais f
acil não comer nenhum do que comer apenas 6 ou 10!
Bjs

Bru disse...

Amei a dica de beber água antes de comer para ter certeza que era o que o corpo queria!

Tânia disse...

Já li o livro e gostei imenso porque a sua abordagem é diferente dos outros livros que existem. No entanto, a nível de conteúdo, diz o que uma pessoa já sabe!

O segredo está no equilíbrio!

***

AnaSakura disse...

eu já li o livro e comnto apenas k temos d nos lmbrar k a realidad americana é diferent da n/ e k a alimntação normal deles diverge mt reltivamnt aos n/ hábitos normais. Exprimntei a história dos frutos secos e inclusivé cmg exa táctica surtir o efeito inverso. em x d akelas amendoinhas uns tps antes da refeição m fazerem sentir snsação d saciedad, faziam-m + fome.
tal cm a miss slim axo k há um pc d palha a + no livro. mas claro está, há informação mt positiva

luxas disse...

Por acaso eu ja tinha ouvisto falar disso dos frutos secos, quando fasso isso sinto-me bem mais saciada, axo que se fizesse sempre isso antes das refeições iria ter melhores resultados. Mas nem sempre me é possivel.

Beijos

AM disse...

Eu sou uma adepta de frutos secos e realmente ajudam a saciar e a emagrecer. E ele fala nas farinhas refinadas que por acaso li no livro Sugar Blues e evito também.
Boas dicas.